
Projeto de Pesquisa 2021
A educação no Sertão do Pajeú – PE: da prática docente ao acesso de estudantes em tempos de pandemia de Covid-19
No Brasil, os governos federal, estaduais e municipais passaram a definir critérios para a prevenção ao contágio da COVID -19 nas escolas e universidades, sendo o objetivo maior evitar aglomerações que poderiam contribuir para a disseminação do novo vírus. Desse modo, o desafio fundamental da educação brasileira tem sido se readequar ao cenário para que estudantes não sejam prejudicados com a pandemia. Neste sentido, o objetivo da pesquisa é investigar o acesso e permanência na educação de jovens rurais e quilombolas do Sertão do Pajeú – PE durante o período de pandemia de Covid-19, compreendendo as dificuldades de estudantes e professoras/es. O contexto do ensino remoto em cidades interioranas do sertão pernambucano será analisado à luz das categorias de gênero, raça, classe, território, compreendendo na interseccionalidade dessas categorias a compreensão das desigualdades sociais. A pesquisa abrange cidades interioranas do estado de Pernambuco com destaque para os municípios que possuem comunidades quilombolas e comunidades rurais de agricultoras/es familiares, considerando a importância de jogar luz na realidade das populações que vivem longe dos centros urbanos e nas dificuldades existentes para acessar os equipamentos de educação, sobretudo, em tempos de distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19. A pesquisa será realizada com estudantes rurais e quilombolas e com professoras/es por meio de entrevistas e formulário online.
Integrantes: Lorena Lima de Moraes – Coordenador / Roberta Cristina Ferreira de Souza Gomes – Integrante / Beatriz Aldenice dos Santos Silva – Integrante / Daniel José da Silva – Integrante / Josefa Karolyne do Nascimento Bezerra – Integrante.
Situação: Em andamento;
Alunos envolvidos: Graduação: (4).

Projeto de Pesquisa 2020 – 2021
Tempo, custo e deslocamento: um estudo sobre o acesso aos serviços de cadastramento e atualização de registros do Cadastro Único no Nordeste brasileiro
A fim de responder os interesses da Linha 8 – Estudos sobre acesso, serviços e benefícios sociais pela população da Chamada CNPq/Ministério da Cidadania No 30/2019 – Estudos e Pesquisas em Avaliação de Políticas Sociais – faixa C – 241.500,00, esta proposta visa investigar os desafios e dificuldades das mulheres participantes de programas sociais para acessar os serviços de atualização de informações do Cadastro Único, quanto ao uso do tempo, custo de deslocamento, atendimento e divisão sexual do trabalho no Nordeste brasileiro. No entanto, o processo de cadastramento e atualização de informações do Cadastro Único ainda precisa ser investigado, no que tange o uso do tempo, custo de deslocamento e divisão sexual do trabalho, especialmente no Nordeste brasileiro, nos territórios em que ainda há a demanda de maior detalhamento na identificação das populações tradicionais, indígenas e quilombolas, assim como comunidades de fundo de pasto e agricultores familiares. Diante de grandes distâncias dos centros municipais, onde estão localizados os setores responsáveis pelo Cadastro Único, essas populações vêm enfrentando muitas dificuldades no acesso às políticas sociais, sobretudo no cadastramento e atualização do CadÚnico, tais como falta de transporte, descaso público, assim como custo de transporte, tempo e condições de deslocamento, sobretudo para as mulheres, geralmente responsabilizadas por esta atividade. Neste sentido, a presente proposta de pesquisa irá se debruçar de forma qualitativa para compreender mais a fundo esta realidade a partir da perspectiva das pessoas cadastradas no Programa social, compreendendo populações tradicionais da região Nordeste, são elas: comunidades quilombola (PE e CE), comunidades de fundo de pasto (BA) e comunidades de agricultores familiares (PE).
Integrantes: Lorena Lima de Moraes – Coordenador / Nicole Louise Macedo Teles de Pontes – Integrante / Shana Sampaio Sieber – Integrante / Tatiane Vieira Barros – Integrante / Rebeca Mascarenhas Fonseca Barreto – Integrante / Bárbara Cristina Vieira da Silva – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7).
Situação: Concluído.

Projeto de Pesquisa 2020 – 2021
O Papel Intercultural Da Mulher E Suas Implicações Para Ensino De Inglês No Sertão Do Pajeú
A presença obrigatória da língua inglesa no currículo da educação básica, em contraponto aos docentes pouco fluentes ou formados em perspectivas teórico-metodológicas calcados em princípios estruturalistas que negligenciam ou ignoram as demandas formativas da própria sociedade. Em virtude dos altos índices de feminicídio, violência doméstica e contra a mulher no Brasil, e em Pernambuco de modo mais acentuado, bem como da má colocação do Brasil no ranking de igualdade de gênero, é urgente que a discussão de temas associados aos gêneros e à valorização da mulher integrem o processo formativo do cotidiano escolar. Para isso, enxergarmos as propostas interculturais, pautadas na diversidade dos grupos humanos e suas manifestações linguísticas e discursivas, das aulas de língua inglesa, um cenário propício para investigação e articulação daquelas temáticas. Em particular, compreendemos que o livro didático brasileiro como uma das principais formas de documentação e consulta empregadas por professores e alunos também pode ser objeto de investigação por, não raro, ser a única fonte de consulta do professor para o planejamento de suas aulas. O propósito desse projeto é, portanto, investigar questões de gênero e valorização da mulher na educação básica no Brasil, em Pernambuco, e mais especificamente em Serra Talhada, na relação de temas e propostas para o ensino de inglês. É método da pesquisa a análise documental das diretrizes educacionais da educação básica (notadamente a Base Nacional Curricular Comum), a coleta de dados junto a profissionais da educação básica por meio de entrevistas, análise de materiais didáticos em uso nas escolas do município e o desenvolvimento de alternativas pedagógicas que contemples as questões de pesquisa. São norteadores, os trabalhos de Bittencourt (2004), Cope e Kalantzis (2000), Korol (2007), McGrath (2006), Moita Lopes (2006), Roxo (2009), Tilio (2006), Scheyerl e Siqueira (2012), Sunderland (1992, 2000).
Integrantes: Larissa de Pinho Cavalcanti – Coordenadora; Jussara Silva – Integrante; Angela Catarina Lima – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2).
Situação: Concluído.

Projeto de Pesquisa 2020
Dadá – Estudos sobre Feminismo
O projeto tem como objetivo explorar e produzir conhecimento acerca do Feminismo como epistemologia e prática transformativa das relações de gênero, acentuando-se a centralidade das questões de gênero nos processos de convivência e enfrentamento à Pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo. As discussões acerca dos espaços das mulheres e suas condições de vida, nesse momento da recrudescência de mazelas sociais, evidenciam o aumento da violência doméstica, a injusta divisão do trabalho doméstico que acompanha as práticas de isolamento social, a dureza com que a dificuldade financeira atinge as famílias e pela diminuição da capacidade de trabalho e produção. Além disso, acompanhamos a explosão de novos padrões de ordenamento moral que pesam sobre a existência e os corpos femininos, especialmente aqueles excluídos e invisibilizados, gerados a partir do constrangimento espacial e social da pandemia, que reforçam o “controle” sobre o corpo como forma de garantia de um sentido de normalidade que hora se faz escasso.
O curso tem por base uma bibliografia disponível on-line e de fácil acesso que abraça temas do feminismo, suas formas, fronteiras e diversidade, bem como trabalhos escritos por autoras feministas sobre temas relacionados ao gênero, raça, classe e aspectos que englobem a condição das mulheres durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo.
Os encontros são quinzenais de 3 horas de duração (15h às 18h), às terças, com estudantes da UAST-UFRPE (membros do Dadá e convidados) e docentes coordenadoras do DADÁ, utilizando o Google Meet. Duração prevista: 28 de abril a 04 de agosto de 2020. Para mais informações: dadaufrpe@gmail.com ou @dadaufrpe no Instagram.